terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Especialista em manejo racional dá dicas para produtores

Muitos produtores têm interesse em implantar uma lida racional nas fazendas. No entanto, carecem de informações sobre o assunto.

O médico veterinário Renato do Santos presta assessoria a fazendas de todo o Brasil sobre manejo racional. Busca mudar, nos cursos que ministra, a relação dos peões com os animais. É colaborador do site beefpoint.com.br.
Nesta entrevista, ele aponta as melhoras na fazenda quando se adota o manejo racional, tanto para os animais quanto para os trabalhadores. E acredita que o conhecimento é o responsável pela mudança de atitude dentro dos currais.

1. Por que é importante uma lida racional?
A lida gentil, ou seja, não agressiva, vai tornando os animais menos reativos, o que facilita o manejo, diminui acidentes e a necessidade de manutenção ou consertos na infraestrutura da fazenda. Na fazenda, de forma direta, o benefício é a maior satisfação dos funcionários e dos animais, que têm bem menos problemas sanitários, já que o estresse facilita doenças oportunistas. Pelo menor estresse, os animais respondem melhor no ganho de peso. Com certeza, possibilita também à indústria transformar uma matéria-prima de melhor qualidade em características importantes no produto, como maciez, sabor e cor. Há também uma melhora no rendimento de carcaça, já que não haverá necessidade de limpeza devido ao menor número de lesões.

2. Para um trato racional com os bovinos, é importante conhecer aspectos básicos de seu comportamento. Como realizar um bom treinamento com a equipe para o manejo com o animal?
Um manejo racional ou menos agressivo só é possível com conhecimento sobre o animal com o qual se vai trabalhar em quesitos como comportamento, temperamento, visão, audição, enfim: conhecer este animal o melhor possível. Só o conhecimento possibilita aos trabalhadores/peões observar/enxergar o que têm feito de errado ou quais melhorias têm de ser feitas na estrutura da fazenda. O conhecimento possibilita a mudança de atitude. Com treinamento na fazenda, é possível isto acontecer. Os peões são os que mais gostam dos bovinos e, por isto, querem melhorar. Quando enxergam, por meio do conhecimento oferecido no curso [de manejo racional], eles respondem maravilhosamente bem e ficam orgulhosos em aprender.

3. Que características devem ser observadas num peão ao contratá-lo quando o objetivo é garantir uma lida racional?
A característica mais importante é que o peão seja uma pessoa focada no trabalho e que demonstra gostar do que faz. [É importante ser] Calmo, observador, de raciocínio rápido.

4. Você trabalha com treinamento para mão-de-obra. Na fazenda, quais são as dificuldades mais encontradas quando se propõe um manejo com foco no bem-estar animal?
O ponto mais difícil é fazer com que os proprietários participem do treinamento para entender a importância econômica de um manejo racional. No treinamento, é dito e mostrado o que cabe aos peões melhorar e também o que cabe à fazenda, melhorias que, na maioria das vezes, não acontecem. Isso desestimula os trabalhadores.

Um comentário:

  1. Eu concordo plenamente com a questão 4 a maior dificuldade encontrada é fazer com que os proprietarios, não generalizando mas a grande maioria participe do curso,principalmente os tradicionais que relutam em acietar novas idéia e conceitos.

    ResponderExcluir